O processo de certificação em liderança é contínuo e consistente, e não se trata de capacitação sazonal.
Liderança é um aprendizado diário. Longe de ser uma ciência exata, o líder trabalha com foco na gestão de pessoas e um dos segredos para aperfeiçoar este trabalho é a “capacitação”.
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Conversamos sobre o assunto com o diretor de Marketing da empresa, Márcio Souza.
Qual a importância da capacitação para um líder no mercado imobiliário?
Antes de falar em capacitação, temos que atentar primeiramente para o processo de escolha dos futuros líderes das empresas. O líder é uma figura rara. Algumas empresas confundem líder com a figura do gerente, o que é um erro bastante comum. Os dois são figuras opostas. O líder consegue que as pessoas desejem fazer, trabalhar, crescer. Tem perfil inovador, toma decisões na base da intuição, trabalha os paradigmas e tem foco voltado para o futuro. É eficaz e prioriza o conhecimento tácito. Já o gerente consegue que as pessoas façam. Ele mantém o estado das coisas, toma decisões com base na função, opera segundo os paradigmas e prioriza o presente. É eficiente e enfatiza o conhecimento explícito.
Com o mercado brasileiro em ebulição, novos líderes se tornam cada vez mais necessários nas empresas. Porém, estamos enfrentando a falta de líderes prontos. Temos jovens ávidos por poder, forte ambição, atitude e determinação, entretanto, na maioria das vezes não sabem como usar essas qualidades. Por esse motivo, torna-se imprescindível a capacitação envolvendo curso de liderança, que chamamos aqui na Trend Brokers de Escola de Líderes.
Através das análises de competências e comportamentais identificamos os profissionais com o perfil para líder e, agora, passamos para o processo de aprendizado e entendimento do real papel do líder. As empresas precisam entender que se existe a falta de líderes no mercado, a responsabilidade de criar os seus próprios está nas mãos delas e isso exigirá um processo continuo de investimento e capacitação.
Quais são os principais atributos de um líder?
Possuir valores muito bem definidos como ética, caráter e integridade intelectual. Visão, inovação, auto-motivação, inteligência emocional, atitude, empatia, facilidade de influenciar pessoas, determinação, conhecimento tácito, justiça, personalidade positiva, detalhista, assertividade (principalmente quanto as suas decisões), disponibilidade para assumir responsabilidades, pensar em salário como consequência dos seus atos e saber formar novos líderes.
Em sua opinião, as empresas do setor já enxergam a importância de preparar a equipe para desenvolver aspectos de liderança e gestão? Por que?
Acredito que não. A preocupação número um das empresas do setor é com a figura do vendedor, tanto que na maioria das vezes os novos gerentes são nomeados por seus resultados e não por uma análise profunda de competências.
A maioria dos gerentes do mercado de venda de imóveis que conheço torna-se team leader, sem muitas vezes saber o que realmente tem que fazer, agir e até mesmo se comportar perante a equipe. Algumas empresas sequer usam métodos de análise comportamental como D.I.S.C. (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), que consiste na avaliação desses quatro fatores comportamentais, estabelecidos através da percepção que uma pessoa tem em relação ao seu ambiente de trabalho. Esse método, por exemplo, fornece informações específicas para auxiliá-lo a definir claramente e a priorizar as exigências comportamentais de cargos específicos dentro do ambiente de trabalho, para entender se realmente o profissional tem perfil para o cargo.
As empresas precisam entender que o processo de certificação em liderança é contínuo e consistente, não se trata de capacitação sazonal, mas sim integral. Muitos dos gerentes que conheço nem ao menos usam indicadores para medir a evolução da equipe e dos negócios. Acham que seu papel é ficar sentado na cadeira do escritório, cobrando resultados e ações por telefone, usando tons intimidadores para que o corretor sinta-se ameaçado e acabe tentando fazer o resultado acontecer sem direcionamento algum.
Ser um líder, como os próprios atributos acima mostram, é de uma complexidade bastante alta, tanto que esta figura nata não se consolida com o desenvolvimento profissional, mas sim naturalmente, já na infância, onde existem crianças que já são seguidas e imitadas por seus coleguinhas na escola ou na comunidade onde vivem.
Além disso, existem vários perfis de líderes diferentes, entre eles temos o visionário, o acelerador, o técnico, o democrático, o perfeccionista. Qual desses seria o melhor líder? Dependerá do que a empresa precisa para aquele momento, por esse motivo, ressalto a importância das análises comportamentais e de competências.
Muitos profissionais têm receio de assumir o papel de gestor. Como romper a barreira da insegurança e qual o papel da capacitação nesse processo?
Como escrevi anteriormente: esta insegurança vem exatamente do sentimento de não saber o que fazer. Sou líder (diretor, gerente, coordenador e etc.). E agora? O que eu faço? Precisamos entender que um líder não se forja da noite para o dia. São anos de experiência, treinamento e convivência.
Acredito que além de investimento pesado e capacitação, as empresas precisam estar de olhos bem abertos, observando todos os profissionais existentes dentro da estrutura, atentando para aquele funcionário que os colegas escutam, buscam ajuda e confiam quando precisam de auxílio. Eu diria que esse funcionário em especial, com a soma de convivência e capacitação tem grande possibilidade de se tornar um líder, pela facilidade que ele possui de fazer com que as pessoas queiram segui-lo e escutá-lo.
Sempre há um líder no meio de um grupo de pessoas e geralmente não é o que mais vende, pois, o melhor vendedor da equipe geralmente é tão focado, que tende a ser egoísta por natureza, pensando sempre única e exclusivamente em como fazer para que ele mesmo venda mais. Tudo que um líder não pode ser é egoísta.
Quais as dicas para os corretores de imóveis que visam a gestão e liderança em sua área de atuação?
• Primeiro, pergunte-se se você gosta de servir aos outros, pois, esse é um dos grandes atributos do líder.
• Tenha paciência, pois, antes de se tornar um líder, terá muito trabalho e aprendizado pela frente. Eu tive a primeira oportunidade de liderança dez anos após o início da carreira.
• Mantenha-se informado. Assine revistas de negócios e carreiras desde que sejam fontes de informações confiáveis. Não tem dinheiro para isso no momento? Procure ouvir rádios como Band News, CBN, navegar em sites de notícias, entre outros. Um líder sempre precisa estar sabendo sobre tudo o que está acontecendo no mundo.
• Agora, se sua empresa não lhe proporciona capacitação, não coloque essa responsabilidade apenas nas mãos do empregador. Busque especialização ou cursos de pós-graduação nas áreas de liderança, gestão de pessoas, processos, planejamento estratégico e etc.
• Pratique muito. Não adianta você ter milhares de horas aula (conhecimento explícito), se você não coloca a prova e em prática aquilo que está aprendendo, pois, no final o que fica é o conhecimento tácito (aquele que foi adquirido ao longo da vida através da experiência).
• Tenha a certeza que o aprendizado é infinito, portanto quanto a esse assunto você não terá descanso.
• Priorize a gestão de pessoas e não de processos. Um líder identifica o perfil de cada um de seus colaboradores e os desenvolve um a um.
• Foque e fortaleça os seus pontos fortes e não perca tempo com os fracos.
Fonte: Redimob
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