O Seminário Dia do Crédito Imobiliário, que aconteceu em São Paulo contou com a participação dos principais bancos privados do País, além da Caixa Econômica Federal e Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). A palestra de Valter Nunes, superintendente regional da Caixa, foi uma das mais aguardadas. Em sua apresentação, Nunes fez uma análise sintetizada da primeira fase do programa Minha Casa, Minha Vida e falou da necessidade de recriar o modelo de análise de originação do crédito imobiliário para a pessoa física.
O modelo proposto pelo superintende regional consiste em capacitar todas as imobiliárias para que se tornem correspondentes imobiliários da Caixa. Por esse formato, em funcionamento experimental na cidade de São Paulo com 300 imobiliárias, o correspondente passa a vender o imóvel e também o crédito imobiliário, possibilitando que a assinatura e a concessão do financiamento aconteçam em até 48 horas.
Esse trabalho não poderá ser feito pela construtora, no entender da Caixa, e terá de ter acompanhamento de empresa especializada em crédito jurídico, a fim de garantir a análise de conformidade da operação. “Para isso, teremos de contar com uma carteira qualificada de imobiliárias e sistemas disponíveis”, ressaltou Nunes.
Enquanto o projeto de universalização passa por aprimoramentos para ser expandido já em 2011, o banco comemora os 82% de market share conquistado nos últimos anos. “Hoje, são 12,5 financiamentos por minuto feitos pela Caixa”, comentou Nunes.
No momento, a Caixa aguarda com expectativa o lançamento do Minha Casa, Minha Vida II, que de acordo com Valter Nunes manterá características e condições do programa em execução, mas que já conta com 500 mil unidades em análise, remanescentes da primeira fase, e investimentos de R$ 71 bilhões provenientes do Orçamento Geral da União. Mudanças de tipologia das unidades e destinação de 1,2 milhão de unidades (60% da meta de 2 milhões de unidades) para famílias com renda de até três salários mínimos são algumas das novidades do programa antecipadas pelo governo federal.
Fonte: Portal Secovi/SP
Se você gostou dessa matéria, clique em "Curtir" no botão abaixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário