sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!







Dezoito maneiras de viver bem por Dalai Lama:

1. Leve em consideração que grandes amores, e grandes realizações envolvem grandes riscos.

2. Quando você perder, não perca a lição.

3. Siga os 3 Rs: respeito por você; respeito pelos outros; responsabilidade sobre suas ações.

4. … Lembre-se de que não conseguir o que se quer algumas vezes é um tremendo golpe de sorte.

5. Aprenda as regras, assim você saberá como quebrá-las devidamente.

6. Não permita que uma pequena disputa prejudique uma grande amizade.

7. Quando você perceber que cometeu um erro, tome decisões imediatas para corrigi-lo.

8. Passe algum tempo sozinho todo dia.

9. Abre seus braços às mudanças, mas não abandone seus valores.

10. Lembre-se de que o silêncio às vezes é a melhor resposta.

11. Viva uma vida boa e honorável. Assim, quando você envelhecer e voltar no tempo poderá aproveitá-la uma segunda vez.

12. Uma atmosfera de amor na sua casa é a base para a vida.

13. Nos desentendimentos com aqueles que ama, lide somente com a situação em questão. Não revolva o passado.

14. Divida seus conhecimentos. É uma forma de atingir a imortalidade.

15. Seja gentil para com a terra.

16. Lembre-se de que o melhor relacionamento é aquele no qual o amor pelo outro excede a necessidade dele.

17. Julgue seu sucesso pelas coisas das quais você teve que abrir mão para consegui-lo.

18. Aproxime o ato de amar ao de cozinhar, ouse despreocupadamente.


Boas Festas!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ano novo, dinheiro no bolso e energia de sobra!



Em poucos dias começaremos mais um ano. Todo começo de ano é marcado pela esperança. Notamos em nós mesmos a esperança de um mundo melhor, muito baseada na predisposição pessoal de mudar o próprio estilo de vida.

O interessante, e gostoso da vida, é que sempre será possível mudar e alcançar nossos objetivos. Começar a investir no seu desenvolvimento pessoal, buscar interagir mais com o mundo real e conhecer de perto suas verdadeiras necessidades podem ser os pontos de partida para alcançar o sucesso no novo ano que acaba de chegar.


Por onde começar?

Homens e mulheres ainda gastam, e da pior maneira possível, em produtos caros e que não fazem parte de sua real necessidade do dia-a-dia. Rendidos ao apelo da mídia e à grande exigência da sociedade, acabamos comprando produtos pelo simples prazer de ostentá-los e possuí-los. Sem julgar o que é certo ou errado, descobrir e decidir entre o que você quer e o que realmente precisa é um desafio e tanto. O fato é que sua saúde financeira dependerá, cada dia mais, dos erros/acertos de suas escolhas.

Quando falamos em mudar o estilo de vida, vem à cabeça a busca pelo aumento de patrimônio, o futuro de sucesso e alegria com a família e um melhor relacionamento com amigos e familiares. Isso tudo é possível desde que você dedique tempo suficiente para tudo isso ainda no presente. Hoje. Aqui listo algumas resoluções de ano novo que podem ajudá-lo:

Seja mais positivo! Se você ainda é daqueles que fica esperando e se lamentando por não conseguir bons resultados, mexa-se. Converse mais, busque informações de real valor. Acorde, nada vai surgir em sua vida de mão beijada. Precisamos estar preparados para agarrar as oportunidades que a vida nos proporciona.Construa seus objetivos! ”Devagar se vai ao longe”. Quer frase mais antiga que essa? Mas, cá entre nós, você realmente sabe aonde quer chegar? É muito importante desenvolver sua capacidade de estabelecer metas e prazos. Cumpri-los, é claro, também é essencial. Está certo, estou parecendo seu chefe falando. Calma, eu estou preocupado de verdade com a valorização de seu patrimônio e sei que para chegar lá é fundamental estudar e exercitar suas capacidades.

Fique do lado dos vencedores. Esse lema não pode ser esquecido, já escrevi um artigo com esse tema, mas achei apropriado utilizar novamente a expressão. Tudo em nossa vida pode ser facilitado se nos espelharmos em bons exemplos. Muito cuidado com os exemplos superficiais da televisão. Quem não fica empolgado quando vê o personagem da novela comprando um carro do ano ou com as roupas mais caras que seduzem a tudo e todos? O que a novela normalmente não mostra é como são pagos estes bens e produtos. Interpretação é a chave. Pense de maneira sensata e perceba que os exemplos podem levá-lo à ruína, as dívidas, mas também ao sucesso.

Repare em algumas personalidades que conseguiram colocar em prática ações de impacto em suas vidas e, assim, obtiveram sucesso em seus objetivos, em sua carreira e situação financeira. Exemplos assim servem de direção para a busca de sua realização pessoal. Melhor, esses exemplos não precisam ser distantes, encontrados apenas em uma revista ou jornal, mas podem estar ao seu lado, aqui mesmo no neste Blog ou em sua família.

Busque sempre mais informação, transformando-a em conhecimento. Invista em seu potencial e não desista de encontrar o sucesso. Que tal voltar a estudar, criar novos hábitos e ler mais? Quantos livros você leu em 2011? Quantos pretende ler em 2012?
Não acredite em tudo que seu gerente bancário falar. Informe-se e questione-o sempre que sentir-se em dúvidas. Lembre-se que ele tem metas puxadas e precisa cumpri-las com ou sem o seu consentimento. Assim, nem sempre o que ele oferece é o que você precisa. Pior, muitas vezes ele recomenda algo que não é o melhor para você. De novo, a informação faz toda a diferença. Saber antes mudará tudo, você vai ver.

O ano de 2012 pode representar o inicio de uma nova realidade. Para isso você precisa ser otimista, mas sempre mantendo os pés no chão. Isso significa não ter medo de tentar, abrir seus horizontes de forma consciente e voluntária.

Até a próxima.

Por: Ricardo Pereira

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dicas de decoração para as festas de Natal e Ano Novo.

As cores vermelha e verde, além do branco e dourado, podem ser usadas na mesa da ceia ou em outros cantos da casa.

Criativa, elegante, tradicional: se a sua personalidade diz muito sobre a decoração da sua casa, a decoração de Natal não foge à regra. Invista em detalhes que têm a sua cara e confira as dicas da arquiteta e decoradora Christina Praddo para a sua celebração ser inesquecível.


Torne a sua decoração pessoal
As festas de final de ano remetem a símbolos clássicos: o Natal é repleto de verde, vermelho e dourado; o Ano Novo é representado pelo branco. Mas não pense que a decoração segue tendências. “Cada um tem sua maneira especial de decorar a casa”, diz Christina. “Tem pessoas que fazem presépio, montam uma grande árvore, colocam os presentes. Outras acham que a guirlanda na porta e um pisca-pisca na janela já os fazem sentir no espírito natalino”.


Árvore: o centro das atenções
Tradicionalíssima. Montada no dia 30 de novembro (para a Igreja Católica, o início do tempo do advento) e desmontada no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis, é o centro das atenções. Podem ser naturais, artificiais, coloridas, artesanais. “O tamanho deve ser de acordo com a altura do teto da casa/apartamento: em ambientes menores, árvores menores. Uma casa já pode ter uma maior”, ensina Christina.Ela ainda dá dicas de como esbanjar criatividade na sua. “Use galhos secos, bolas de isopor pintadas em diversas cores penduradas em outras bolas por ganchos. Cole papéis cortados em quadradinhos, redondos, em papel crepom colorido. Enrole fitas verdes, douradas e vermelhas”. E se a ideia for sofisticação: “Use vários bonecos, estrelas, renas, laços e muitas luzes coloridas e brancas”.


Acessórios que dão bossa
Por que não apostar em bonecos de neve, duendes e presépios? Para Christina, esses são alguns elementos esquecidos na decoração. Use também castiçais de prata e cristal na mesa ou nas extremidades. Quanto às velas, a decoradora sugere as de LED. “São lindas, coloridas, em tamanhos variados e exalam um cheiro muito agradável, tornando o ambiente aconchegante. Podem ser distribuídas pela mesa e em outros locais da casa”.Quer uma sala de estar elaborada? “Coloque fitas coloridas nas cortinas, balões no formato de estrelas, ramos de pinheiro, pinhas e flores sobre as mesas laterais e centro”, aconselha.


Mesa linda e farta
A mesa da sala de jantar ganha requinte com porcelanas, talheres de prata e copos de cristais. Use também arranjos coloridos.Para uma mesa criativa: “Customize sua toalha, use guardanapos vermelhos, com um anel dourado. Você pode costurar uma estrela prata em uma das quatro pontas. Use pratos quadrados, com sousplats em vinil. Nos copos, personalize com glitter dourado ou prata”.



Festa à brasileira
Em terras tropicais, o final do ano é em pleno verão. Pois a decoração da sua ceia pode seguir o clima!A decoradora sugere usar folhas de bananeira como toalha da mesa, uma fruteira repleta de frutas diferentes e coloridas, em vários andares. Também pratos com motivos da flora brasileira, talheres de prata e copos coloridos.



Saia do tradicional
Se você não gosta dos enfeites e símbolos do Natal, modernize. A dica de Christina para a ceia: “Monte a mesa com uma toalha de renda branca, louça vermelha com branco, taças de cristal, e faça a ceia com alimentos e sobremesas ‘coloridas’”.Fugir de cores clássicas também é possível. Decorar tudo em branco, ou preto e prata, por exemplo, torna diferente e elegante o ambiente. Acima de tudo, vale a criatividade. “Seus convidados vão se sentir bem e felizes em saber que você pensou e fez tudo”.


Esperamos que você tenha gostado e que tenha uma ótima ceia neste Natal!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Festa de Final de ano Konkreta 2011... Eu fui!!!


2011 passou muito rápido, mas foi um excelente ano para nós da Konkreta. Alcançamos nossos objetivos entregando o Residencial Portal da Barra, o Village e o Sollaris Konkreta e ainda iniciamos o Residencial Stanck, que será entregue já em fevereiro e o Chatêau Residence, totalizando 33 unidades lançadas, sendo 15 unidades entregues, todas vendidas, levando a um crescimento de 87%.



Tudo isso não seria possível sem nossos parceiros e fornecedores que se esforçam ao máximo para entender nossas demandas e para resolver qualquer problema quando eles acontecem. No ano que está chegando esperamos estreitar ainda mais esses relacionamentos e para que juntos cheguemos ainda mais longe.
Os motivos para o sucesso nos números se completam com nossos colaboradores, com o trabalho pesado do nosso pessoal nas obras, cada um foi perfeito, fizeram o melhor e por falta de espaço para agradecer a cada um, representamos a todos com o nosso muito obrigado aos nossos mestres Isael Nascimento e Amarildo Deucher, nosso agradecimento nosso engenheiro Luiz Fernando Burgin pelo seu comprometimento, sua vontade de crescer e dua assertividade, a nossa arquiteta Thais Doretto pela sua organização e sua tranquilidade, a Sarah Peres, que de secretária já passou a faz tudo, ajuda a manter toda a empresa em ordem e será nossa futura engenheira, a Michele Rosa, e sua incrível disponibilidade para resolver qualquer questão a qualquer hora e ao nosso coordenador comercial George Junckes que com seu profissionalismo vem passando nossos valores aos clientes e ao mercado. (E como quem cuida do blog é a secretária faz tudo, futura engenheira aqui, tomo a liberdade de acrescentar, que nada disso aconteceria sem o SONHO e a vontade de crescer cada vez mais e mais rápido de Kim Mendes que é quem cobra, que auxilia, que coordena, que ajuda, em tudo, tanto aqui no trabalho, como na vida de todo mundo, que é como um pai para todos, e Fernando Keller, que tem todo um jeito especial de lidar com os funcionários, tanto com os da obra, que são quem realmente movem a empresa, quanto conosco, aqui do escritório, fazendo com que o trabalho não fique desgastante, nem monótono! Eu, agradeço a vôces em nome da nossa equipe!)

Vem aí 2012 e vamos trabalhar ainda mais, aprimorar o que acertamos, refletir onde erramos e buscar resultados ainda mais expressivos, entregando empreendimentos melhores, criando um ambiente de trabalho ainda melhor e auxiliando no crescimento de nossos parceiros, fornecedores e colaboradores pra que junto possamos continuar a realizar os sonhos de nossos clientes!


Confira as fotos do grande evento que foi a nossa festa de final de ano. Obrigado a todos os funcionários, desde os que trabalham na obra, serventes, pedreiros, carpinteiros, mestres, aos do escritório, aos amigos, colegas e familiares presentes, esperamos que todos tenham gostado da festa, preparamos pensando em vocês! Que 2012 seja ainda melhor!












Equipe Konkreta Construtora e Incorporadora.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aluguel: saiba quais as taxas o locatário deve pagar.


Segundo especialista, cobrança de seguro contra incêndio, taxa de limpeza e IPTU são legais, desde que expressas em contrato.

Na locação de imóvel, o locador poderá atribuir ao locatário a responsabilidade de pagamento de algumas taxas, o que deve ficar expresso no contrato de locação imobiliária.

Segundo a advogada Ana Isaura Mattos, os artigos 22 e 23 da Lei 8.245/91, elencam as obrigações de cada parte, locador e locatário. Nesse caso, a lei do Inquilinato dispõe ser obrigação do locatário pagar despesas com telefone, o de consumo de luz e gás, água e esgoto, prêmio do seguro de fiança e pagar despesas ordinárias de condomínio.

“Contudo, há possibilidade do locador convencionar expressamente em contrato a responsabilidade do locatário no pagamento de taxa de IPTU, taxa de lixo/limpeza, prêmio de seguro complementar contra fogo, o que é legal, havendo disposição em contrato”, explica Ana Isaura.


Cobrança de juros

É comum as imobiliárias cobrarem do locatário juros de 1% ao mês e multa pelo atraso no pagamento do aluguel, o que segundo Ana Isaura, a prática é igualmente legal, desde que convencionadas no contrato. “Nesse sentido destaca-se o julgado do Tribunal do Rio Grande do Sul, no qual afirma que a multa moratória pactuada no Contrato de Locação (10%) não é ilegal. O Código de Defesa do Consumidor não incide nos contratos de locação de imóvel, por não se tratar de relação de consumo e nem prestação de serviço, caracterizando-se, objetivamente, como uma cessão de uso remunerado”, explica.

Também não há abuso no que refere-se a cobrança de multa moratória até 10% ao mês por atraso no pagamento do aluguel, nem ilegalidade na cláusula contratual que prevê a transferência dos encargos incidentes sobre o imóvel ao locatário, afirma a advogada. “Desta maneira cabe ao locatário analisar com cuidado o contrato de locação antes de assinar e aceitar as cláusulas contidas no mesmo, podendo assim antes da assinatura negociar com o locador as obrigações contratuais, evitando futuros desentendimento e incômodos”, conclui.

Fonte: Redimob

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

“Natal e mercado imobiliário”: mitos e verdades.

As empresas devem estabelecer uma comunicação direcionada e fazer deste, um momento positivo para a venda de imóveis.



Estamos em época de Natal e o comércio aproveita o bom momento para conquistar o cliente e aumentar as vendas. E o mercado imobiliário em época de festas, como fica?

O corretor de imóveis e usuário do Redimob, Guilherme Machado, comentou em seu blog, alguns mitos referentes ao mercado imobiliário nesse período, que por vezes, o consumidor e o corretor de imóveis tomam como verdade absoluta.



Mito nº 1: Natal e mercado imobiliário não combinam- O corretor de imóveis pontua que normalmente as incorporadoras suspendem lançamentos nesse período ou investem pouco em divulgação. Mas para Guilherme Machado, não existe época para a compra do imóvel. “O sonho de ter uma casa própria é comum aos brasileiros. Cabe então aos profissionais do ramo imobiliário identificar as oportunidades de vendas”, comenta.

Mito nº 2: A publicidade deve ser diminuída nesse período- Quando falamos de publicidade, é necessário inovar. Esse não é o momento de diminuir a divulgação, e sim dar um novo foco, fazendo com que as pessoas associem essa ocasião especial com o mercado imobiliário. “Algumas incorporadoras já estão atentas ao potencial de vendas de imóveis nesse período e realizam promoções, mas ainda é necessário fazer um planejamento mais consistente das ações”, ressalta o corretor.

Mito nº 3: O ano já acabou e é hora de planejar o próximo- O ano só acaba no dia 31 de dezembro e até chegar esta data, ainda há tempo para realizar muitos sonhos e iniciar o novo ano com novos projetos. “É importante mostrar aos clientes que os melhores produtos estão sendo ofertados nesse período com preços atrativos e maior facilidade de negociação. Ou seja, o mercado imobiliário deve estar atento às estratégias que o comércio em geral já utiliza há muito tempo”, ressalta.

Por isso, é sempre necessário conhecer o perfil dos seus clientes, entender onde ele está inserido, para então realizar uma comunicação mais eficiente.

Fonte: Redimob

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Trezentas e vinte famílias começam 2012 com casa nova em Palhoça.



Trezentas e vinte famílias carentes de Palhoça fecham 2011 com o sonho da casa nova realizado. Elas foram beneficiadas com o programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida e receberam as chaves da casa nova das mãos do presidente da CEF, Jorge Fontes Hereda, em solenidade na sexta, dia 09, em Palhoça, que contou com a presença da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do prefeito Ronério Heiderscheidt, da deputada Dirce Heiderscheidt, e demais autoridades catarinenses.Em alto estilo foi inaugurado o do conjunto habitacional Marlene Moreira Pierri, no bairro Vila Nova. 

O empreendimento, do programa federal habitacional Minha Casa Minha Vida, destinado para atender a população de zero a quatro salários mínimos, tem 320 unidades habitacionais com área total de 51,32 metros quadrados.A área de construção do complexo habitacional é de 16.504,70 metros quadrados e o valor do investimento foi de R$ 15,766.444 milhões. A prioridade do empreendimento é atender mulheres chefe de família, idosos, deficientes e famílias que pagam aluguel. O valor da prestação do imóvel é de acordo com o valor declarado de renda no Cadastro Único da Prefeitura Municipal.Das 320 famílias beneficiadas, 100 estavam em área de risco e tinham sido atingidas pelas enchentes que castigaram Santa Catarina.

O prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, disse que o município tem a maior participação em Santa Catarina no programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. “ O nosso próximo passo é iniciar as obras de humanização do Frei Damião, uma das comunidades mais carentes da região metropolitana”, firmou. Esse projeto de intervenção no Frei Damião é de R$ 40 milhões e vai atender a 2500 mil famílias, cerca de nove mil pessoas que residem nessa comunidade.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cheque especial? Especial para quem?




Acompanhamos de perto as últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM) onde a trajetória da taxa Selic manteve a tendência de queda, ao mesmo tempo, ainda nos deparamos com taxas exorbitantes nos financiamentos direcionados à população.

Uma das modalidades de crédito mais popular o conhecido Cheque especial em pesquisa recente divulgada pela Fundação Procon de SP mostrou um percentual médio de 9,55% ao mês valor superior a 150% ao ano pela sua utilização.


Surge a pergunta que faz toda a diferença: você ainda acha que pagar um percentual de juros tão grande significa ser especial?

Quero crer que você respondeu “não” à pergunta do parágrafo anterior. Se ser especial significa sofrer esse assalto, imagina o que se faria com alguém não reconhecido como especial? Brincadeiras (sérias) à parte, o assunto merece uma boa reflexão, afinal essa linha de crédito não torna ninguém melhor ou pior do que qualquer um e a diferença se faz a partir da forma como você lida com essa situação.



Vida financeira planejada

Sempre falamos sobre a necessidade de ter uma vida financeira planejada, o que requer um mínimo de organização. Orçamento doméstico em dia, bem documentado faz muita diferença. Se essa questão é importante, não menos importante é a sua atitude com relação ao futuro e ao mundo financeiro que está em sua volta. O cheque especial não deveria entrar neste cotidiano.

Alguém com o mínimo de interesse, força de vontade e conhecimento jamais optaria por utilizar o cheque especial, afinal existem opções de crédito muito mais baratas que merecem ser consideradas. Mas isso depende, é claro, da pró-atividade de quem se preocupa e respeita o próprio dinheiro.

Muitos brasileiros agem de forma ainda mais equivocada, pois contam com o cheque especial para fechar o orçamento do mês, incorporando o valor do limite ao padrão de vida e fazendo desta prática algo comum e rotineiro. Atenção, casos assim merecem atenção e cuidados redobrados. O crédito fácil é caro e não pode ser considerado parte da renda.


Especial para os bancos, não para você!

Lembre-se que as instituições financeiras são empresas cujas receitas e faturamento vem da venda de produtos financeiros, entre eles o crédito. Nós, como consumidores, não podemos baixar a guarda e apenas consumir tudo isso. Na prática, o cheque especial acaba sendo um produto que pode levar você e sua família à ruína financeira. Sério!

Quem passa por essa situação deve imediatamente colocar a vida financeira na linha, tendo como meta o fim do endividamento e a necessidade de investir no bem-estar e futuro de todos. Chega de pagar juros estratosféricos.

Use e abuse dos artigos do Blog para definir seu padrão de vida e cortar o mal pela raiz. Se está pendurado (a) no cheque especial, busque uma forma mais barata de crédito, como empréstimo consignado ou mesmo um empréstimo pessoal (você pagará perto da metade do que paga com o cheque especial), use esse dinheiro para pagar o cheque especial e jogue pesado com o banco: peça que o limite seja reduzido ao máximo.


Seu próprio cheque especial

A partir disso, seja seletivo com a sua vida financeira e crie o seu próprio cheque especial: sustente uma reserva financeira para emergências, que será utilizada sempre que preciso, em casos especiais, mas logo recomposta para que sempre haja saldo suficiente para livrá-lo dos apuros.

Atitudes inteligentes nem sempre precisam ser complexas. Está em nossas mãos alcançar sonhos e objetivos que trarão uma vida muito mais feliz. Aqui nos preocupamos de verdade com sua vida financeira e é nosso dever lembrar que você é especial não porque usa um produto financeiro com essa nomenclatura, mas porque você luta ao nosso lado, todos os dias, para mudar a cultura financeira do nosso país. Obrigado e até a próxima.

Por Ricardo Pereira. Fonte Blog Tecnisa.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Já é hora de pensar em Imposto de Renda, sim!

Especialista alerta que quanto antes o contribuinte se organizar, melhor aproveitará os benefícios da Lei.

A maioria dos contribuintes somente irá se preocupar com o Leão em abril de 2012. Mas será que já não seria a hora de começar a se organizar?

O regime de tributação do Imposto de Renda Pessoa Física é anual, e começa em 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro de cada ano. “É durante este prazo que o fisco vai querer receber as informações em abril de 2012. Portanto, se o contribuinte já puder saber qual o modelo que melhor se ajusta à sua necessidade, se é o modelo completo ou simplificado; declaração em conjunto ou separado poderá melhor usufruir dos benefícios da Lei”, afirma o advogado Rodrigo Sanchez, em seu blog.Um exemplo muito simples. A Lei permite deduzir do IRPF as despesas com previdência privada. “Se o contribuinte vai optar pelo modelo completo, vale a pena fazer o investimento máximo permitido em lei em previdência para economizar imposto. Já se o modelo adotado é o simplificado, que não permite dedução de IRPF, deve procurar um outro plano de previdência que seja compatível com este regime e que leve à isenção de imposto quando for efetuar o saque da previdência”, ressalta Sanchez.


Bens imóveis

Atente-se também quanto a declaração de bens imóveis. De acordo com reportagem veiculada na Revista Exame, a Receita disponibiliza diferentes códigos para cada tipo de imóvel, e selecioná-los adequadamente deve ser o primeiro passo do contribuinte. No caso de imóveis financiados, será preciso informar todos os valores das parcelas que foram pagas até 31 de dezembro de 2010, e não o valor total do bem. No campo “Discriminação”, também devem ser relacionadas as condições de aquisição do imóvel: se já está quitado, se foi comprado de uma construtora, financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação, ou por uma outra linha de crédito.Com alguns cuidados simples como estes, o contribuinte pode ter um bom retorno em abril de 2012.

Fonte: Redimob.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

2 de dezembro - Dia Nacional do Samba



Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça, ou doente do pé…



A música brasileira é rica em sua diversidade regional. Em cada canto desse imenso país há sempre um grupo, uma banda, um vocalista ou instrumentista abrilhantando o público.

Mas quem é brasileiro de carteirinha, é de samba, afinal, como já dizia Dorival Caymi: “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é…ou é ruim da cabeça, ou doente do pé!”

Em suas diversas ramificações, o samba se impôs como marca do país no exterior, foi desenhado, moldado e lapidado por grandes instrumentistas primordiais, em casas de pessoas negras, e também brancas. Como bem lembrou Dicró: ‘branco pobre também é preto!”

Foi com eles, com essa gente mal vista, que o ritmo nacional desmembrou-se do maxixe, recolheu a percussão dos ogans, temperou a levada com conteúdos de jongo, de umbigadas, de roçar de pele…Surge o teatro mágico do carnaval.

O samba nasceu no reduto dessa raça perseguida pela sociedade, daqueles que viam no adepto do novo gênero que surgia nos anos 20, nada mais que malandros e prostitutas.E esse termo ‘malandro’ ficou…sambista gosta de ser chamado assim, pois malandro de fé não leva embrulho, nem desaforo. Melhor ser malandro da canção e esperto nas reviravoltas que o mundo dá, do que ostentar vida de bacana à custo da exploração dos vícios humanos.O samba definhou várias vezes, mas não morreu. Desde o início, nos terreiros da baiana Tia Ciata, no bairro Catumbi, no Rio, até os dias atuais, há sempre um batuque de quintal, um cavaco dolente, um violão sete cordas arredondando o compasso, um tamborim ardente, uma mulata no passo, um pé-de-valsa no salão, um amor que nasce quente. Isso é o samba! É tesão! E nas rodas, no pagode de mesa, no partido alto, no churrasco de domingo ou na feijoada da agremiação, é ele quem dirige os ânimos, quem dá o toque de magia na reunião da fina flor da nata. Claro, é essa gente que já nasceu swingando, foi produzida assim mesmo, inseminada no balanço.

Um salve a quem é de sambar! Ser feliz é uma escolha pessoal, não depende de dinheiro!