quarta-feira, 18 de julho de 2012

Gestor: desperte o vendedor que existe em cada colaborador

A cada contato com o cliente dentro do ciclo de relacionamento com sua empresa há uma oportunidade de novas vendas.





Quantas pessoas têm em sua empresa? 20, 30, 40, 100 pessoas? O que elas fazem? Cada um tem o seu papel bem definido? Ótimo, sua empresa está bem estruturada. Parabéns! Já é um bom começo.

Mas a locomotiva que move a empresa para frente é a área de vendas. Dependendo do quanto ela pedalar, sua empresa cresce mais ou menos. Os demais departamentos dependem disso. Agora, imagina se você tivesse o apoio de todos para melhorar a área de vendas...

Toda a empresa tem que vender. Todos pedalam.

A cada contato com o cliente dentro do ciclo de relacionamento com sua empresa há uma oportunidade de novas vendas. Esse contato pode ser feito pelo marketing, pela manutenção, pelo SAC, etc. E se as pessoas não estiverem preparadas elas vão deixar passar esse momento, ou pior, nem vão perceber que a oportunidade ocorreu.

E também não adianta a pessoa da área de serviços trazer a notícia de uma oportunidade que ele identificou no cliente para a área de vendas simplesmente. Ele deve ter a capacidade de qualificar esse cliente e despertar seu senso de urgência. Deve conhecer bem os produtos e serviços de sua empresa e quais perguntas deve fazer para gerar o interesse do cliente por sua companhia.

Ao invés de ter uma área de vendas com 5 vendedores, você terá uma empresa com 100 vendedores! Todos vão farejar as situações nos clientes para trazer oportunidades para a empresa de uma forma já qualificada. E a imagem da corporação ficará bacana junto ao cliente: você está sendo proativo e sugerindo melhorias. Consequentemente, estará vendendo.

Como fazer isso? Missão-Visão-Valores? Isso não funciona. Você até pode colocar no mural para as visitas olharem e acharem que sua empresa é organizada, mas só para isso serve. Se você quiser realmente que funcione, você deverá trazer o pessoal para perto dessa missão e visão. Os sócios diretores da empresa devem dar o exemplo dos valores em seu comportamento no dia a dia.

Todos deverão saber para o que serve o seu produto e serviço, os benefícios, que problemas eles resolvem para os clientes. Se tiver a oportunidade, vale até colocar algumas pessoas para um estágio temporário na área de vendas.

Desperte o vendedor que há em cada um dos colaboradores e veja o que vai acontecer. E deixe bem claro: todos vendem, é uma lei. Não tem missão, visão ou valor mais importante no mundo corporativo.


Fonte: Portal da administração


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