É importante ter em mente qual o objetivo do investimento antes de comprar um imóvel compacto.
Casais sem filhos, jovens, solteiros. Com a tendência de redução do núcleo familiar, os apartamentos compactos podem ser uma grande alternativa para os investidores do mercado imobiliário.
E os números da valorização não negam. Segundo o índice FipeZap, imóveis de apenas um dormitório só em São Paulo ficaram 128% mais caros de janeiro de 2008 a setembro deste ano, o maior aumento registrado entre todos os segmentos.
Quais as vantagens de investir em um imóvel compacto e como fazê-lo com segurança? O economista, mestre em Administração de Empresas e doutorando em finanças sustentáveis na Universität Bonn, Luiz Roberto Calado analisa este nicho de mercado na “entrevista da semana”.
Como o Sr. avalia o mercado de apartamentos compactos no Brasil?
Este é um mercado interessante. Como o valor dos imóveis é dado por metro quadrado, estes apartamentos possuem um valor menor e acessível a um grande número de pessoas. Também estes imóveis são negociados com mais facilidade no momento da venda. Quando falamos de locação também apresenta vantagem, pois considerando a pirâmide etária do Brasil que apresenta um grande número de jovens e solteiros, este tipo de imóvel é visado e comercializado por este público.
Em sua opinião, a grande procura por este tipo de imóvel tende a uma estabilização nos próximos anos ou esta é uma tendência que veio para ficar?
Vai depender muito do apetite das construtoras em construir. Vejo que vai existir demanda para este mercado, até porque são adaptados a estes imóveis uma série de serviços que vem a facilitar a vida do comprador. Mas por outro lado, se tiver uma “enxurrada” de apartamentos sendo construídos, também poderá haver uma super oferta e o tamanho da procura pode não ser suficiente. É necessário um equilíbrio, pois se construir muito acima da demanda, pode sobrar apartamento no mercado.
Em se tratando de valorização, qual a vantagem para um investidor em comprar um imóvel menor frente a outros com três dormitórios, por exemplo?
Um investimento menor tende a ter maior liquidez, e se levarmos em consideração a facilidade de ser comprado e vendido, é um investimento atrativo, pois o preço é menor no orçamento.
Quais as dicas para aqueles que querem investir em pequenos imóveis?
Primeiro é importante avaliar qual o objetivo do investimento, se é obter uma renda frequente com a locação ou lucrar com a venda.
Apartamentos compactos são mais sensíveis a uma infraestrtura. É importante o investidor verificar se a área onde está o apartamento oferece boa mobilidade a serviços de transportes, se a infraestrutura do edifício compõe uma alameda de serviços com lavanderia, salão de festas, vaga na garagem, que é um dos grandes atrativos. Estes são itens importantes e que podem restringir a procura. Para investir em um apartamento maior, por exemplo, não há necessidade se preocupar com a estrutura coletiva de um edifício.
É importante que o investidor faça o cálculo correto de seu ganho de capital. Para alavancar neste mercado é necessário levar em conta quanto investiu na prática, incluir as despesas e taxas.
Fonte: Redimob
Nenhum comentário:
Postar um comentário