O Senai/SC – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina acaba de adquirir oito misturadores de argamassa da Menegotti Máquinas para Construção (Menmaq), de Jaraguá do Sul (SC). Os equipamentos serão utilizados na capacitação de profissionais da construção civil, realizada em quatro unidades fixas – nas cidades de Criciúma, Chapecó, Itajaí e Palhoça – e quatro móveis – carretas semi-reboques com 15 metros de comprimento, que passarão por todas as regiões catarinenses. O projeto foi apresentado a empresários no dia 16 de dezembro, em Florianópolis.
O objetivo do projeto, que inicia as atividades em janeiro de 2012, é capacitar um amplo número de profissionais, sejam pessoas das comunidades onde estarão as unidades ou grupos provenientes de construtoras. O principal diferencial está nas carretas semi-reboques, que servem como salas de aulas e se transformam em laboratórios, adaptados e equipados com carteiras, quadros, computadores e diferentes tecnologias, além de equipamentos essenciais para o dia a dia da construção civil. O Senai promove a capacitação de profissionais como pedreiros, carpinteiros, armadores de ferragens, eletricistas e projetistas, por meio da teoria e prática com o maquinário disponível, a exemplo do misturador de argamassa e outros.
As unidades móveis serão deslocadas para diferentes cidades, de acordo com as demandas apresentadas pelas empresas, sindicatos e comunidades. A ideia é de que cada carreta permaneça de três a quatro meses em cada localidade, para a realização de cursos entre 80 e 200 horas de duração. Além disso, os cursos poderão ser ministrados de diferentes formas, como por exemplo, in company, para grupos fechados, solicitados por construtoras, ou abertos ao público em geral. O propósito é que as unidades sejam utilizadas em três períodos do dia. O projeto é uma realização do Senai/SC, com investimentos da entidade em âmbito nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário