Paulistanos têm adiado a compra da casa e os lançamentos também tiveram queda.
As vendas de imóveis novos diminuíram 44% entre janeiro e abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Secovi-SP (sindicato da habitação). Nos quatro primeiros meses deste ano foram comercializadas 6.584 unidades, enquanto os lançamentos recuaram 16%, para 7.162 unidades.
Apesar da diminuição da procura dos paulistanos pela casa, o Secovi-SP reafirmou que já observa sinais do início de uma retomada e lembra que a base de comparação é muito forte, segundo Celso Petrucci, economista-chefe da entidade.
- Mesmo descontados fatores sazonais, não há motivo para preocupação. Historicamente, o segundo semestre representa de 60% a 65% dos lançamentos e vendas no ano. Temos de lembrar que agora trabalhamos sob outras perspectivas.
No momento, apesar dos sinais de recuo do mercado imobiliário, o Secovi-SP ainda projeta um crescimento no mínimo semelhante ao do ano passado, com possibilidade de expansão entre 4% e 5%.
Em abril, a queda foi de 28,3%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 2.319 unidades. Os dados mostram que a queda nas vendas também impactou no número de lançamentos, com a diminuição de 10,2%, de acordo com a Embraesp (Empresa de Brasileira de Estudos do Patrimônio).
Fonte: R7
essa é #pacaba
ResponderExcluir