quinta-feira, 30 de junho de 2011

Empresas mudam para atender classe "C".


Com a estabilidade econômica do País e a facilidade do acesso ao crédito, foi possível elevar o consumo das famílias de classe média e, consequentemente, as empresas do setor imobiliário passaram a atender esse nicho do mercado com produtos diferenciados.



O mercado imobiliário mudou. Com a estabilidade econômica do País e a facilidade do acesso ao crédito, foi possível elevar o consumo das famílias de classe média e, consequentemente, as empresas do setor imobiliário passaram a atender esse nicho do mercado com produtos diferenciados e desenvolvidos exclusivamente para suprir as necessidades habitacionais desse segmento da população.


De acordo com Mauro Campos, o empresariado de Volta Redonda está correspondendo à demanda. Segundo ele, na edição passada do Feirão da Caixa e na de 2009, só a sua empresa vendeu 256 unidades na planta, na faixa de preço entre R$ 60 e R$ 75 mil. Desse total, as chaves de 112 apartamentos construídos na Água Limpa serão entregues na tarde de hoje. 144 unidades estão 50% construídas e, segundo ele, serão entregues entre dezembro desse ano e janeiro do ano que vem.

- Todo mundo sonha com a casa própria. Quanto mais rápido decidir adquirir o imóvel, mais rápido se realiza o sonho. É importante acreditar principalmente nas empresas de Volta Redonda, afiliadas ao Sinduscon. São empreendimentos seguros e quanto mais pessoas correspondem, mais podemos investir em imóveis e atender dentro do poder aquisitivo de três a seis salários mínimos - disse.

Para debater as mudanças no padrão de consumo dos brasileiros, a vice-presidência de Incorporação e Terrenos do Secovi-SP reúne empresários, representantes de bancos e do instituto DataPopular no seminário Tendências do Mercado Imobiliário, dia 5 de julho.

Para o diretor presidente da Rodobens Negócios Imobiliários S/A, Eduardo Gorayeb, com a estabilidade econômica do País e a facilidade do acesso ao crédito, foi possível elevar o consumo das famílias de classe média e, consequentemente, as empresas do setor imobiliário passaram a atender esse nicho do mercado com produtos diferenciados e desenvolvidos exclusivamente para suprir as necessidades habitacionais desse segmento da população.


"O acesso facilitado à moradia e os benefícios de programas de incentivo, como o Minha Casa, Minha Vida, são essenciais para que às famílias de menor renda continuem tendo acesso à casa própria. E cabe às empresas o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias construtivas, resultando na entrega de unidades de qualidade, que deem dignidade ao comprador", analisa Gorayeb, um dos debatedores do seminário "Tendências do Mercado Imobiliário", que a vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP realiza dia 5/7, quinta-feira, a partir das 8h30, na sede da entidade.


Empresas de diversos segmentos econômicos e governantes têm acompanhado atentamente a mobilidade social iniciada no Brasil há cinco anos, que permitiu o ingresso de mais de 30 milhões de pessoas na chamada classe C. "Com mais acesso à informação e à educação, esses cidadãos assumem lugar de destaque no mercado consumidor e criam demandas diferenciadas", opina Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP.

Até 2005, o mercado imobiliário sobrevivia da oferta de imóveis para as classes A e B, conforme Petrucci. "De lá para cá, os empreendedores tiveram de se adaptar a mudança social e econômica e produzir imóveis de dois e três dormitórios, em larga escala, com área útil menor e preço reduzido", conta Petrucci. Simultaneamente a esse movimento de ampliação do poder de compra, algumas incorporadoras abriram capital na Bolsa de Valores e os bancos voltaram a tratar o crédito imobiliário como negócio.

"Passamos por uma rápida revolução e agora experimentamos as dores do crescimento, como falta de mão de obra especializada, o maior gargalo do setor, e uma possível desaceleração dos recursos da caderneta de poupança em 2013 ou 2014", enfatiza João Crestana, presidente do Sindicato da Habitação.

Marketing, recursos, investimento em pesquisa e tecnologia construtiva e demais questões relacionadas à atividade empresarial voltada a esse novo consumidor brasileiro serão amplamente discutidas com técnicos do setor financeiro, empresários do setor, profissionais de institutos de pesquisa e avaliação de crédito, dentre outros agentes. "Temos de refletir sobre os impactos futuros de tantas mudanças nos negócios imobiliários e nas cidades", adianta Crestana.


Por: Redimob. Fonte: Diário do Vale. 

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