O governo estuda a criação de dois novos indicadores para acompanhar a variação dos preços dos imóveis. O primeiro, até o momento chamado de Índice de Valorização de Imóveis, será elaborado pelo IBGE, em parceria com os bancos. Também foi firmado convênio entre a Caixa Econômica Federal, a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Abecip, para apurar um segundo medidor para o segmento.
A ideia surgiu da necessidade de o Banco Central (BC) acompanhar os preços de um dos setores mais importantes da economia, mas que não possui nenhum indicador. Sob recomendação do BC, a Caixa fechou acordo com a FGV para fornecer suas avaliações das moradias.
O índice a ser desenvolvido pelo IBGE, terá a coordenação do Ministério da Fazenda, e será o índice oficial do governo. Esse indicador será mais amplo. Já a FGV vai trabalhar apenas com a avaliação feita pelos bancos. A fundação montou um modelo em que os bancos, via Abecip, fornecem os laudos de avaliação feitos para contratos de financiamento imobiliário e a FGV constrói o índice.
Fonte: Valor Econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário