quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O que mais pesa na hora de escolher um imóvel?

Local, preço, tamanho do imóvel, construtora??
Nossa enquete com 60% monstrou que o que mais pesa para os nossos leitores é o preço e a localização do imóvel..


Criança precisa de espaço para correr, diz uma mãe. Jovem chega de madrugada, precisa ter segurança para entrar em casa, diz a outra. Espaço de lazer e segurança são duas das principais justificativas de quem escolhe casa ou apartamento como um novo lar. O tempo para cuidar do imóvel também pesa no momento da decisão, em Florianópolis."Casais jovens, por exemplo, preferem apartamento, porque ficam o dia inteiro fora e só vão para casa para dormir, então não querem gastar as horas de folga limpando piscina ou quintal". Além do tempo gasto na manutenção, outra vantagem dos prédios: o custo, que é diluído entre as unidades.Por outro lado, os corretores indicam o preço da taxa de condomínio como um dos fatores que desagrada quem pretende alugar um apartamento. Embora a locação da casa possa custar até 50% mais, muitas vezes com o dinheiro gasto mensalmente em aluguel e condomínio é possível alugar uma casa de mesmo padrão, ou de um até mais alto, em outro bairro.




Segurança
"Casa não dá para ser em qualquer lugar", segurança é um dos principais motivos na escolha de uma casa.



Privacidade e independência 

A área do imóvel, tanto interna quanto externa, influencia a preferência por casa em vez de condomínio. Quem opta por morar em residência unifamiliar, em geral, são casais com filhos. Além do famoso "espaço para brincar" para as crianças, as casas costumam ter peças maiores. Quem tem animais de estimação, principalmente cachorros grandes, também encontra nos quintais privados uma alternativa. Outra vantagem é a possibilidade de reformas e ampliações a gosto do dono - em prédios, mudanças precisam ser aprovadas em assembleia de moradores. A isso, soma-se a privacidade. A liberdade no uso do imóvel influencia, também, a preferência de jovens pelas residências, pois além de poderem dividir quarto (já que os cômodos são grandes o bastante para isso) e baratear custos, universitários podem receber mais visitas e fazer festas, por exemplo. "Embora também seja preciso respeitar os horários de silêncio".



Preços e locais !

Casas
Em Florianópolis por exemplo, os bairros Estreito, Santa Mônica e Itacorubi como locais com boa oferta de casas. Quem vai comprar pode incluir na lista os bairros Coqueiros, na parte continental da cidade, e Trindade, na região insular. A Trindade ainda responde às demandas de aluguel, assim como o Córrego Grande. Sambaqui, Rio Vermelho (no norte da Ilha), Campeche e Rio Tavares (no sul) também têm ofertas abundantes e preços um pouco mais baixos. "Nesses locais ainda se encontra casas de dois quartos por R$ 600".Sul e Norte da Ilha têm preços 30% a 40% mais baixos, em termos de aluguel. Os valores equivalem aos de cidades vizinhas como Palhoça e Biguaçu, ambas a cerca de 17 quilômetros da capital catarinense, em direções opostas. "Biguaçu, que tem uma veia mais comercial, vem crescendo muito em termos de imóveis residenciais. Ainda assim, a grande procura é por Palhoça, principalmente para o bairro Pedra Branca, tanto para casas quanto para apartamentos".
Apartamentos 
Ainda na Grande Florianópolis, destacam - se as ofertas no município de Palhoça, nos bairros Kobrasol e Campinas (em São José), e nas áreas do Estreito (parte continental) e das universidades Federal e do Estado de Santa Catarina (na Ilha) - que compreende os bairros Trindade, Itacorubi, Córrego Grande, Carvoeira e Pantanal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário