sexta-feira, 25 de maio de 2012

Móveis planejados são a solução para pequenos espaços



Com a oferta de imóveis cada vez menores, os móveis planejados têm sido a opção de muitos moradores que querem decorar a casa e transformar ambientes reduzidos em locais confortáveis. Além disso, a oferta cada vez maior desses produtos e o custo mais barato têm chamado a atenção da Classe C, que já avaliou os benefícios no planejamento dos móveis da casa.

Segundo Anna Paula Gomes, designer de interiores e professora do Curso de Detalhamento de Móveis do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), com o aquecimento do mercado imobiliário a procura por produtos e serviços de decoração ficou maior e os preços estão mais acessíveis para outras classes sociais, que antes não procuravam esse tipo de serviço. "Muitos consumidores começaram a analisar o custo-benefício de fazer um móvel sob medida observando questões como durabilidade, conforto e aproveitamento de espaços", avalia.

Além disso, a queda na barreira da informação e o crédito facilitado trouxe para a classe C a oportunidade de adquirir uma série de serviços e produtos. "A maior prova que este consumidor tem se tornado um nicho promissor, é que grandes lojas de móveis modulares e planejados investiram muito em tecnologia e materiais de acabamento nos últimos anos, focando justamente esta categoria de cliente", afirma Anna.

A designer também explica que o valor vai depender muito daquilo que a pessoa está procurando. "O consumidor que busca preços mais baixos pode optar por produtos fabricados com materiais menos resistentes, mas que seguem as tendências da decoração. Ou, ainda, abrir mão de acessórios que encarecem o móvel como ferragens, vidros e determinados tipos de puxadores. O que não significa que deixará de trazer conforto e beleza ao ambiente", comenta.


De acordo com o arquiteto Juliano Coimbra, também professor do CEPDAP, atualmente já é possível encontrar no mercado uma grande variedade de modelos de móveis planejados, além de diversos tipos de materiais. "A diferença o consumidor vai perceber no preço. Alguns materiais são mais selecionados e, por isso, o valor do metro quadro será mais caro. No entanto, também existem produtos similares e de qualidade que podem deixar o orçamento mais em conta", esclarece.

Para o arquiteto, o projeto de um móvel sob medida para um espaço reduzido também deve levar em consideração a funcionalidade. "Muito mais do que personalização, o projeto tem que trazer comodidade e ser elaborado de maneira que traga praticidade para a rotina da casa como, por exemplo, não atrapalhar as áreas de circulação", explica.

Outra vantagem de optar por um móvel planejado é a possibilidade de usar objetos que causam a sensação de amplitude, principalmente em imóveis com espaços muito reduzidos. Nesse caso, o projeto deve utilizar materiais leves e em tons claros, aproveitando espaços verticais como prateleiras e móveis suspensos. "O ideal é tirar proveito de cantos que às vezes ficam esquecidos, criando nichos para acomodar objetos de pouco uso. Além disso, também é indicado colocar elementos como vidros e espelhos na decoração de forma geral, pois podem aumentar a sensação de amplitude e proporcionar charme ao ambiente", recomenda Anna.


O CEPDAP está com matrículas abertas para o Curso de Detalhamento de Móveis, que tem início no dia 19 de junho. A capacitação é destinada a estudantes e profissionais nas áreas de Arquitetura e Design de Interiores, além de marceneiros. O curso irá abordar aspectos como corte e elevações de móveis, além de apresentar os materiais, as espessuras e as ferragens que podem ser utilizadas no projeto. Mais informações pelo www.cepdap.com.br ou na Fan Page e pelo telefone (41) 3029-4044.


Fonte: Redimob


Nenhum comentário:

Postar um comentário