quarta-feira, 9 de maio de 2012

Setor de segurança de Palhoça vai ganhar reforços.


Além de confirmar a criação de uma Delegacia Especializada para o atendimento à Mulher em Palhoça, o secretário da Segurança Pública do Estado, César Grubba afirmou que dos 328 soldados PM que se formaram no sábado, dia 21, Palhoça deverá ser beneficiada com uma parte desse contingente. 



As informações de Grubba atenderam, em parte, ao apelo realizado pelo prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, que em audiência com o secretário na quarta, dia 25, apresentou um raio x do setor no município, discutindo a necessidade de um incremento para a segurança pública de Palhoça no combate a criminalidade.

Munido de um levantamento do crescimento econômico de Palhoça, o que atesta ainda mais a necessidade de investimentos reais no setor no município, o prefeito Ronério afirmou que a principal reivindicação é com relação ao aumento do efetivo policial na cidade. Ainda, solicitou melhorias gerais para o setor de segurança da cidade. Por exemplo, pediu atenção a infraestrutura atual da Policia Civil. Na radiografia, foi apresentada que a Comarca de Palhoça necessita de três delegacias, uma Central de Plantão de Policia e uma delegacia da Mulher. Ainda há a necessidade de mais 100 homens para incrementar a atuação do 16. Batalhão da Policia Militar, que hoje conta com um total de 170 policiais.

De 2009 a 2012, a coorporação da PM de Palhoça perdeu, por aposentadoria, 43 policiais militares. Apenas seis foram chamados em substituição a perda desses 43 homens. Para o prefeito, Palhoça hoje necessita de pelo menos 270 policiais militares.Aproveitou ainda para informar que em 30 dias será inaugurada a nova sededo 16 Batalhão da PM no bairro El Dorado em Palhoça.

Palhoça hoje figura como o segundo município com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Foram 12,39 mortos só perdendo para Camboriú, com o índice de 16,05%. No quadro geral as estatísticas mostram redução de 14,10% no número de assassinatos em Santa Catarina em relação a 2011. No ano passado, de 1ª de janeiro a 25 de abril, Santa Catarina registrou 267 casos, e este ano são 234 homicídios dolosos. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“Queremos contribuir para melhorar a segurança da cidade. O município não pode se omitir e por isso agendei este encontro para tratar de ações conjuntas com o Estado”, explicou o prefeito.Já Grubba disse que irá analisar os demais pedidos de Palhoça. “ Pois temos consciência de que o município é o que mais cresce na região metropolitana da Grande Florianópolis.

De quebra, o prefeito Ronério informou que na próxima semana será lançado o edital para a criação da Guarda Municipal que irá disponibilizar 30 vagas. A novidade, fala, é que a Guarda Municipal terá um núcleo de inteligência que será integrada com as demais instituições de segurança pública do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário