terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Investimento de R$ 10 milhões, sistema de transporte público municipal de Palhoça inicia operação em 2011.


Com investimento orçado em R$ 10 milhões e com operação prevista para o segundo semestre de 2011, Palhoça vai ganhar o seu Sistema de Transporte Público Municipal. Amanhã, terça, dia 18, às 14hs, o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, assina a ordem de serviço que vai deflagrar as obras do terminal central de transbordo do Sistema Integrado do Transporte Coletivo do município. E de acordo, com o gerente operacional da empresa Jotur, Renato Christ, a obra vai iniciar imediatamente. A previsão é que em setembro deste ano o Sistema Integrado do Transporte Coletivo de Palhoça entre em operação.

O prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, avalia que essa obra vai representar um ganho importante para a qualidade de vida dos 130 mil moradores da cidade. “ Vai oxigenar o centro da cidade,  incrementando o comércio, prestação de serviço, por onde mais de 10 mil pessoas irão circular”, observa. Hoje esse fluxo de pessoas é de em torno cinco mil pessoas.  Outro ponto positivo: Com a implantação das estações de transbordos em áreas estratégicas da cidade, como a estação principal no centro de Palhoça, vai dobrar o horário das linhas de ônibus, passando de 290 para 928 horários por dia.  De quebra, vai diminuir em 50% o número de travessias nas pontes, que hoje é de 900 e vai passar para 400 vezes por dia. “ Será uma obra fundamental para o ganho em mobilidade urbana da região metropolitana”,afirmou Heiderscheidt.  A tarifa também sofrerá uma redução significativa. “ E outro ponto  importante vai ligar os bairros da cidade e diminuir as distâncias entre os palhocenses”, observou Ronério. O terminal central de transbordo será construído na Ponte do Imaruim e fará ligação com o ponto de embarque e desembarque do Sistema de Transporte Marítimo de Palhoça, que também está em fase de implantação. O Sistema de Transporte Público de Palhoça é estruturado através de linhas alimentadoras e linhas troncais e sua operacionalização logística acontecerá através da implantação de uma estação central de integração e mini-estações de tranbordo.

Além de todas as vantagens já apresentadas, outra grande inovação será o uso do cartão eletrônico, além de um modelo de rastreamento de frota via Sistema de Posicionamento Global – GPS, composição de gerenciamento de frota em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário