Muita gente se perde na decoração da própria casa. Peca pelo excesso, como diria qualquer estilista de bom senso. "Menos é Mais". Pior que é mesmo… Acabo de voltar de uma cidade do interior. Como observadora sempre atenta ao jeito de morar das pessoas, mais uma vez meus olhos se voltaram para o simples. Cozinha com uma mesinha de madeira, algumas prateleiras para a louça, suportes para as panelas, chão de cimento queimado. E só. Nada de trezentos e cinqüenta ímãs grudados na porta da geladeira. Zero de excessos em um ambiente que tem, por essência, a missão de ser funcional. Gente que cozinha gosta de tudo à mão, de limpeza, de simplicidade. Deixando maiores rebuscamentos para o sabor da culinária que praticam.
A cozinha é um exemplo. Mas a simplicidade cai bem também em outros ambientes. Uma sala com móveis de linhas retas, quarto decorado apenas com o essencial. Precisa-se de algo além da cama e de uma mesinha de cabeceira com um vaso de flor para dormir bem? Banheiro com equipamentos high-tech, escritórios que lembram o interior de naves espaciais, salas de visitas recheadas com tantos elementos que torna-se impossível focar a atenção em qualquer um deles. As pessoas tentam escapar de deslizes decorativos pelas vias erradas. Confundem extravagância com finesse e é aí que erra-se feio na mão.
Não faço aqui nenhuma apologia a casas decoradas como mosteiros, à falta de ousadia ou de requinte. Pelo contrário, acho a simplicidade um luxo. Não tem como errar quando olhamos para dentro de nós, para nossas referências, para um espaço em branco e temos a delicadeza de recheá-lo apenas com o que é bonito justamente pela simplicidade das formas e pela funcionalidade de cada um dos elementos. Tem coisa mais bonita que um ambiente com janelas bem recortadas, na altura certa, com abertura suficiente para encher nossa casa de calor e de luz? Espaço é um luxo. Então por que raios alguns insistem em entulhar qualquer metro quadrado disponível com uma infinidade de itens? Cor é bonito, mas experimente exagerar na dose para ver o que acontece? Já uma pincelada aqui, outra ali fica uma beleza que só vendo! Acredite, menos é sempre a melhor pedida.
Fonte: Tecnisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário