Veja, ano a ano, quais são as disciplinas necessárias para se tornar um engenheiro civil.
Com duração média de cinco anos, a graduação em Engenharia Civil capacita o estudante a planejar, projetar, conduzir e vistoriar obras - de pequenas residências até linhas de metrô e barragens. Os dois primeiros anos da faculdade são dedicados a disciplinas básicas, que darão as ferramentas do dia a dia do engenheiro. Nos anos seguintes, são introduzidas noções de áreas específicas, como transportes, edificações e gestão.
Os estudos normalmente exigem dedicação integral do aluno, mas algumas faculdades, como a Mauá e a Unisul, oferecem a opção de curso no período noturno. Nas instituições particulares, a mensalidade varia normalmente entre R$1.000 a R$ 1.500.
O esforço poderá valer a pena: a perspectiva de futuro para o engenheiro civil é boa, e deve melhorar nos próximos anos. "O bom momento é reflexo do crescimento da economia e de obras do PAC", explica o presidente do CREA - SP. Ele acrescenta que eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos devem aquecer ainda mais o mercado.
Veja o que se estuda no curso de Engenharia Civil.
1° Ano
É desejável que o estudante entre na faculdade já com uma boa noção de matemática, física e química. Ainda assim, os primeiros meses do curso são destinados a nivelar a turma. Nos meses seguintes, estudam-se mais profundamente cada uma dessas disciplinas. Elas serão fundamentais para as matérias específicas que aparecerão ao longo do curso e para o próprio dia a dia do profissional. O estudante será treinado a interpretar e representar o espaço – o primeiro passo apara a elaboração de projetos – e se familiarizará com algumas linguagens de programação.
Disciplinas típicas:
Cálculo Diferencial e Integral I e II
O aluno toma contato com técnicas matemáticas avançadas, baseadas em álgebra e geometria, que ajudarão a resolver problemas práticos ao longo do restante do curso e da prática de engenharia.
Física I e II
Conceitos aprendidos durante o ensino médio, como o de força, deslocamento e velocidade, serão aprofundados no curso. Já nesse momento há uma aplicação das técnicas ensinadas em Cálculo Diferencial e Integral.
ProgramaçãoTécnicas de programação ajudam o futuro engenheiro na resolução de problemas técnicos do dia a dia. Nessa disciplina, o aluno aprende a criar programas de computador que desenvolvem tarefas simples.
Desenho Técnico
Nessa disciplina, os alunos aprendem a ler plantas e a criar seus primeiros desenhos técnicos.
2° Ano
Matemática e física são as bases também do segundo ano de curso – estatística e eletricidade são alguns dos temas que serão aprofundados nesse período. O estudante será preparado para entrar no mundo da construção estudando a composição dos materiais e suas aplicações. Em algumas faculdades, o aluno se depara com questões relativas ao meio ambiente (seu funcionamento, o impacto ambiental de uma obra e a legislação ambiental).
Disciplinas típicas:
Eletricidade
O objetivo é dar ao aluno noções básicas de instalações elétricas e sua integração coma a construção civil.
Cálculo Diferencial e Integral III e IV
Continuando os estudos desenvolvidos no primeiro ano, os alunos aprofundam ainda mais seus conhecimentos matemáticos, sobretudo em estatística, funções e séries numéricas.
Engenharia Ambiental
Aqui, o aluno aprende conceitos de sustentabilidade e sua aplicação na prática da engenharia civil. Políticas públicas ambientais, análises de riscos, licenciamento ambiental e gerenciamento de resíduos são alguns tópicos estudados nessa disciplina.
Mecânica dos fluídos
O aluno aprende sobre o comportamento de fluídos, conhecimento que será importante para quem irá trabalhar com projetos de instalações hidráulicas, de ar-condicionado e refrigeração.
Resistência dos materiais e Materiais de Construção
Nesta etapa, os conhecimentos de física e de matemática aprendidos no começo da faculdade começam a ser aplicados na prática. Os alunos vão para os laboratórios conhecer a resistência de materiais de construção. Como argamassas, concerto e blocos.
3º Ano
Já com uma sólida formação nas matérias gerais, o estudante está pronto para entrar nas disciplinas mais específicas do curso de Engenharia Civil. Estudos dos solos, das estruturas e, por fim, os aprendizados das técnicas de construção fazem parte do programa do terceiro ano. O aluno começa a trabalhar também com hidráulica e sistemas de transporte, noções que serão úteis para o estudo de obras mais pontuais que verá no próximo ano da faculdade.
Disciplinas típicas:
Mecânicas dos solos
O objeto do estudo é o comportamento dos diversos tipos de solos quando submetidos a solicitações externas, como as causadas por obras de engenharia. A disciplina é o primeiro passo para quem quiser trabalhar, por exemplo, com sondagens, terraplanagem e fundações.
Hidrologia
O comportamento da água na natureza é o tema dessa disciplina, que aborda tópicos como quantidade e frequência de chuvas, características de bacias hidrográficas e a evaporação da água.
Hidráulica
Quais os mecânicos por trás do movimento da água? As respostas são descobertas nessa etapa do curso e serão importantes para quem dor trabalhar com instalações hidráulicas e projetos de infraestrutura (abastecimento de água e esgoto).
Construção de edifícios
A idéia é ensinar ao aluno as principais técnicas construtivas e os instrumentos necessários para a gestão de uma obra.
4º Ano
No quarto ano, o futuro engenheiro estudará, separadamente, deferentes tipos de estruturas (estruturas metálicas, de concreto, de madeira) e obras ( hidráulicas, estradas e ferrovias, por exemplo). Agora, ele passará a analisar a cidade como um todo: as atividades urbanas, infraestrutura, sistema viário e legislação. Normalmente, é nesse ano que o estudante começa a estagiar, e passa a ter um contato maior com o dia a dia da profissão.
Disciplinas típicas:
Estruturas de concreto
O nome já diz tudo: no curso, o foco é no comportamento das estruturas de concreto. Tudo o que foi aprendido em física, matemática, estatística e resistência dos materiais nos anos anteriores serão aplicados nessa disciplina.
Saneamento básico
O objetivo é tornar o aluno capaz de conceber sistemas de abastecimento de água e projetos de unidades de captação, adutoras, reservatórios e redes de distribuição.
Fundações
Nessa disciplina, treinam-se cálculos de capacita de carga e aprende-se a elaborar projetos de fundações por sapatas, por tubulações e por estacas.
Estradas
Entre outros assuntos, os alunos estudam elementos de escolha do traçado de rodovias e ferrovias, noções de movimentos de terra e equipamentos de terraplanagem e aprendem a projetar estradas e linhas de trem.
5º Ano
No quinto ano, o aluno ainda estudará obras e estruturas específicas, mas agora também aprenderá a pensar o projeto do ponto de vista econômico e administrativo. Para concluir o curso, o aluno terá que realizar um trabalho final. É uma oportunidade para se aprofundar na sua área de interesse. Depois de formado, é recomendável que o engenheiro civil mantenha-se sempre atualizado e acompanhe as inovações tecnológicas em sua área.
Disciplinas típicas:
Economia
O estudo e o conhecimento dos possíveis efeitos das políticas econômicas são muito importantes para quem pensa em montar sua própria empresa. O curso ensina a lidar com temas como oferta e demanda juros e concorrência.
Gestão
Neste curso, o aluno aprende técnicas básicas de administração úteis para quando for criar sua própria empresa.
Estruturas de concreto protendido
O foco do curso são as estruturas de concreto protendido, mais complexas do que os elementos tradicionais de concreto armado.
Pontes e Viadutos
Pontes são estruturas bastante complexas, que exigem amplo domínio técnico de quem as projeta e constrói. Por isso, só no fim do curso de engenharia civil o aluno estuda o assunto, depois de aprender tudo sobre matemática, física, resistência dos materiais, estruturas do concreto, etc.
Fonte: Revista Equipe de Obra