quinta-feira, 7 de abril de 2011

Otimista, brasileiro espera retorno anual de 16,7% nos investimentos em dez anos.




Os investidores brasileiros esperam um retorno médio anual de 16,7% dos seus investimentos nos próximos dez anos. O percentual está bem acima da média mundial, de 11,5%, identificada em estudo feito pela ORC International, a pedido da Franklin Templeton, empresa global de investimentos. 

A pesquisa mostra que o otimismo dos brasileiros só perde para os indianos, que esperam uma média de retorno dos investimentos de 17% para o mesmo período. O otimismo dos brasileiros com relação aos ganhos não é à toa e apenas reflete o otimismo que eles têm com relação ao próprio mercado de ações. 

O estudo mostra que, para este ano, 52% dos entrevistados do País acreditam que o mercado terá um desempenho acima da performance dos demais países do mundo. Considerando os próximos dez anos, 68% dos investidores do País esperam resultados maiores que os apresentados pelos mercados de outros países. 

Para o estudo, a empresa ouviu 13.076 pessoas em 12 países do mundo – Brasil, Chile, México, Hong-Kong, Índia, Coréia do Sul, Cingapura, Alemanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. As entrevistas foram realizadas entre os dias 6 e 17 de janeiro. 


Imóveis agora e em dez anos 

Os brasileiros estão apostando em imóveis neste ano e para a próxima década. O estudo aponta que 34% acreditam que os investimentos imobiliários terão melhor desempenho em 2011 que os demais ativos. Para os próximos dez anos, 26% acreditam na melhor performance dessa modalidade de investimento. 

Considerando ainda as expectativas dos investidores do País, 23% apostam que ações apresentarão a melhor performance neste ano. Já 21% esperam ótimos resultados desses ativos nos próximos dez anos. As commodities não-metálicas serão os destaques deste ano para 14% dos brasileiros. Para a próxima década, esses ativos apresentarão desempenho acima dos demais para 19% dos entrevistados. 

Embora acreditem no desempenho dessas modalidades, 53% dos investidores brasileiros pretendem investir em renda fixa, 39% em imóveis e 30% em ações neste ano. 


Outros mercados 

Os investidores brasileiros também veem em outros países oportunidades de aumentar seus rendimentos. Tanto que 70% deles pretendem investir em outros mercados nos próximos dez anos. Considerando todos os entrevistados do mundo, 62% pretendem fazer o mesmo. E 50% já estão de olho em investimentos em outros países neste ano.  “Diante da previsão de uma melhor economia mundial, cada vez mais os investidores buscam oportunidades de investimento no mercado globalizado”, afirmou em nota o presidente da Franklin Templeton Investments, Greg Johnson. “Hoje, uma carteira diversificada não é mais somente um mix de classes de ativos, mas é também um mix de regiões geográficas”, completou. 

Para 86% de todos os entrevistados para a pesquisa, as melhores oportunidades de investimento para os próximos dez anos estão nos mercados asiáticos e 61% acreditam que estejam nos mercados latinoamericanos. 

Considerando os investidores europeus, 53% estão de olho nos mercados emergentes para investimentos para os próximos dez anos. E nos Estados Unidos e Canadá, 37% dos pesquisados também acreditam nesse potencial. 

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário