Além de buscar a fidelização do cliente, é necessário fazer a manutenção constante do relacionamento, segundo a gerente de Marketing da Brognoli Negócios Imobiliários.
Crescimento de 300% no desempenho comercial, comparado com o mesmo período do ano passado. Este foi o resultado da promoção “Uma chave leva a outra”, realizada pela Brognoli Negócios Imobiliários, de Florianópolis (SC).
A campanha sorteou um carro 0 km entre clientes proprietários que cadastrassem seus imóveis para venda ou locação no período de março a setembro deste ano. Isso comprova que as estratégias de marketing, se bem planejadas, conseguem fidelizar e ampliar o relacionamento com os clientes, além de reforçar a marca no mercado. Para falar sobre o assunto conversamos com a gerente de Marketing da Brognoli, Anaía Brognoli.
A campanha sorteou um carro 0 km entre clientes proprietários que cadastrassem seus imóveis para venda ou locação no período de março a setembro deste ano. Isso comprova que as estratégias de marketing, se bem planejadas, conseguem fidelizar e ampliar o relacionamento com os clientes, além de reforçar a marca no mercado. Para falar sobre o assunto conversamos com a gerente de Marketing da Brognoli, Anaía Brognoli.
Recentemente vocês sortearam um carro zero Km na promoção “Uma chave leva a outra”. Em um mercado tão competitivo, o que é imprescindível na hora de realizar uma ação para fidelizar os clientes?
A campanha foi desenvolvida com foco na captação de novos imóveis para comercializarmos, mas sem esquecer daqueles clientes já antigos, que estão conosco há muitos anos. Valorizar o cliente da casa é fundamental e nosso objetivo foi surpreendê-lo com a possibilidade de ganhar um carro 0 km, para que jamais esqueça o prêmio e também o quanto é importante para nós.
Qual o papel das mídias sociais neste processo de fidelização e relacionamento? Que reflexos a empresa pode sentir com a utilização destas mídias?
As mídias sociais trazem um resultado bastante positivo no que fiz respeito à exposição da marca, principalmente. Estamos caminhando ainda a passos singelos, e já percebemos, por exemplo, que nosso Twiter tem sido utilizado como um canal de ouvidoria por muitos clientes. Isso faz com que nós, do marketing, estejamos mais próximos deles e possamos agir de forma mais rápida. E no Facebook estamos num processo de captação de um novo cliente, que se interessou a partir de nossas ações divulgadas na rede.
Como manter um relacionamento próximo, mesmo com grandes carteiras de imóveis?
Nossa estratégia tem sido conhecermos cada vez mais e melhor nossos clientes por meio de pesquisas e uma correta alimentação do nosso sistema interno. Nosso CRM ainda não está implantado como gostaríamos e temos muito o que aperfeiçoar.
Em 2011 conseguimos melhorias significativas, como automatização do envio de e-mail de feliz aniversário no dia exato de nascimento dos clientes. Também estamos em constantes melhorias nos relatórios semanais sobre o andamento de cada imóvel, fazendo com que a comunicação seja cada vez mais rápida, eficaz e acima de tudo transparente.
A quantidade de clientes que temos é grande, contudo temos muitos cargos de liderança com tarefas diárias para estreitar laços com nossos proprietários, locatários, síndicos, compradores, enfim todos os clientes que fazem parte da nossa rede. Hoje temos consciência de que qualquer informação vinda de clientes vale ouro, seja reclamação ou sugestões. Essas informações nos ajudam a efetuar as mudanças necessárias para melhorarmos cada vez mais, seja no atendimento, serviços ou estrutura física. E esse retorno demonstra a lealdade dos nossos clientes.
Em 2012 temos surpresas para todos os nossos clientes. Nosso objetivo vai ser estreitar ainda mais relacionamentos e mantê-los duradouros.
Neste processo, o que é mais desafiador? A conquista de novos clientes ou a fidelização dos antigos? Por que?
Manter os clientes acaba sendo mais fácil, porém muito desafiador. Nosso cliente é exigente, e surpreendê-lo torna-se nosso principal objetivo. Toda a cadeia de colaboradores tem que ter isso em seu “DNA”. Além da fidelização temos também que fazer a manutenção constante do relacionamento. Por outro lado, novos clientes têm que conhecer nossa empresa, e muitas vezes saem de um concorrente.
Hoje em dia perdem-se muitos clientes em função do desempenho/mau desempenho dos colaboradores. Por isso, um dos grandes desafios é fazer com que o marketing e RH andem de mãos dadas. Colaboradores satisfeitos, treinados superarão as expectativas de nossos clientes, que virão a ser nossos melhores garotos propaganda.
Fonte: Redimob
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