segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Profissão: Design de Móveis.

Cada vez mais o mercado abre novas portas para o mundo dos técnicos, designer's, um jeito de fazer o que você gosta, sem levar tanto tempo. Para quem não gosta de cursos muito extensos, é uma boa pedida! 

Geralmente um curso técnico de Design (Móveis, Moda, Gáfico, Comunicação) é muito prático, prepara o aluno para atuar no mercado agora, ou seja, é um curso muito focado nas necessidades do dia-a-dia das empresas, além de ser rápido, em média os cursos técnicos levam cerca de 2 anos para serem concluídos. Hoje iremos falar um pouco sobre o Design de Móveis, fique atento e conheça um pouco mais dessa área que anda crescendo cada dia mais.


Elaborar projetos de móveis e peças de decoração de acordo com o espaço disponível e as necessidades do cliente. Lhe pareceu simples? Não mesmo, com o passar dos anos o Ser  Humano vive com mais pressa, mais trabalho, menos paciência, e menos tempo. Há quem goste de decoração, mas nem sempre tem o bom senso e a criatividade para decorar a sua casa, ou até mesmo a falta de tempo. E aí entra o Design de Móveis! 

O Design de Móveis analisa quais as funções que o objeto vai desempenhar naquele espaço e o uso que vai ter. No caso de um escritório, por exemplo, o especialista leva em consideração a ergonomia dos móveis. O profisisonal precisa conhecer os tipos de pinturas e técnicas de decoração, como marchetaria e découpage. Ele pode trabalhar tanto em indústrias quanto em lojas de mobiliário e de cozinhas, e também pode atuar como autônomo. 



Inspirações brasileiras de design de móveis:





A cadeira de três pés foi desenhada pelo pai do modernismo no Brasil, Joaquim Tenreiro.









Oscar Niemeyer (1907)
Mestre da arquitetura brasileira, projeta móveis com o mesmo estilo das suas construções.Linhas sensuais marcam a linha de móveis assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. É composta por 14 itens, incluindo esta Cadeira de Balanço, feita de madeira, palhinha e couro. A peça é comercializada em pequena escala, ao preço de R$ 38.500,00



Zanine Caldas (1919-2001)
“Arquiteto, sem ter cursado faculdade nenhuma, mas com uma experiência inigualável, Zanine nunca aterrou ou alterou solos para construiu uma casa. Uma sala, por exemplo, poderia conter uma rocha imensa que fazia parte da topografia local.” –  Trecho retirado do blog Decoeuração. Conhecido como mestre da madeira, Zanine fazia móveis de linhas elegantes e sempre se preocupou em preservar nossas florestas.



Geraldo de Barros (1923 – 1998)
Foi um pintor, designer e fotógrafo brasileiro. Sua obra se estende também à gravura, às artes gráficas e ao desenho industrial. Geraldo criou um sistema de móveis modulares fabricados pela Unilabor.





Marcelo Rosenbaum
É difícil encontrar o brasileiro que nunca ouviu falar de Marcelo Rosenbaum. Aos 39 anos, o carismático e perfeccionista designer atua está mais de duas décadas no ramo e comanda, desde 1992, o Rosenbaum Design, escritório que atua nas áreas de design de interiores, cenografia, curadoria e consultoria em espaços residenciais e comerciais de diversificados segmentos do mercado. Foi capitaneando o quadro “Lar, Doce Lar”, no Caldeirão do Huck (sábados, às 14h30, na TV Globo), que Rosenbaum definitivamente caiu no gosto do povo.



Estes são alguns dos muitos excelentes profissionais da área. A cada ano, novas formas, cores e matéria-prima dão forma e charme aos móveis brasileiros. Ficou interessado? Na maioria dos estados do país existem escolas técnicas, cursos de Design, agora que você conheceu um pouco mais sobre essa profissão, procure, se informe e mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário