quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mobile marketing: por que investir?

Custo reduzido, segmentação do público e personalização são algumas das vantagens proporcionadas.


Estamos na era da mobilidade. Um relatório divulgado pela Anatel afirma que o Brasil fechou o mês de setembro com mais de 227 milhões de acessos à telefonia móvel. A mudança atinge o comportamento do consumidor e também os planejamentos de marketing. Afinal, qual a vantagem de utilizar o mobile marketing para atingir o público-alvo? 

Para o publicitário com pós-graduação em Novas Mídias, Rádio e TV, Israel Degásperi (@idegasperi), as vantagens em utilizar estratégias de mobile marketing são inúmeras, desde a quantidade de brasileiros que a possuem até o nível de interação que essas campanhas conseguem. “Esta é uma excelente tática e não deve ser ignorada. Ações envolvendo mobile marketing permitem a segmentação do público, o que eu acho bem interessante. Você consegue atingir só usuários de smarthphones ou usuários da classe D e E, por exemplo, com SMS gratuito ou com um valor bem acessível”, explica Degásperi.

Custo reduzido

Para a coordenadora de Marketing da Agência Digital InMeta, Camila Renaux (@camilarenaux),  o custo reduzido é uma das grandes vantagens da utilização do mobile. “Estas campanhas permitem atingir o público-alvo com um custo menor do que a utilização de outros meios de publicidade como a TV, que possui um custo absoluto muito expressivo”, comenta.

Confira outras vantagens em utilizar o mobile marketing, segundo Camila Renaux.

- Hipersegmentação: “O anunciante pode facilmente atingir seu público-alvo, selecionando alguns critérios como idade, sexo, escolaridade, hobbies.”

- Personalização: “Você pode enviar mensagens apenas para determinados grupos de consumidores, características demográficas ou agrupados de acordo com as necessidades em comuns.”

- Comodidade: “O telefone é um dispositivo que os usuários carregam com eles. Desta forma, você pode acessá-los a qualquer hora e em qualquer lugar.”

- Velocidade: “As campanhas movéis necessitam de pouco  tempo para por em pratica  e permite ter um controle imediato sobre a campanha.”

- Permanência: “A mensagem na caixa postal do destinatário, se ela for considerada interessante por eles, poderão transmiti-la para ampliar seu círculo de relações e de espalhar a mensagem."

- Mensuração: por ser marketing direto, tudo pode ser medido!

Os dispositivos móveis são um sonho de consumo brasileiro, que tornou-se realidade. “O acesso à internet por esse meio já é maioria entre a população e diversos produtos, como as buscas do Google baseadas em geolocalização, mobile commerce e o mobile payment,” finaliza Camila.

Fonte: Redimob

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