Proposta acaba com limite de tamanho da propriedade adquirida
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou esta semana as mudanças nas regras para venda de terras brasileiras a estrangeiros. As propostas são da subcomissão presidida pelo deputado federal Homero Pereira (PSD-MT). O colegiado estudou a matéria durante quase um ano.
“As inovações podem propiciar atração de mais investimentos externos, o que contribui para o desenvolvimento do país”, pondera o parlamentar. A proposta exclui a restrição por tamanho da propriedade nas contratações de compra e arrendamento. No entanto, organizações não-governamentais, empresas e fundos soberanos estrangeiros ficam impedidas de adquirir terras no Brasil.
Atualmente, as aquisições são limitadas em 50 módulos para pessoas físicas e a 100 módulos para empresas estrangeiras, e mediante aprovação prévia do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
A nova redação ressalta também que imóveis adquiridos por sociedade estrangeira no país deverão cumprir sua função social conforme determina a Constituição Federal. Há ainda restrição para áreas indispensáveis à segurança nacional. Neste caso, serão necessárias consulta prévia e a autorização do Conselho de Defesa Nacional.
O projeto de lei segue agora para presidência da Câmara dos Deputados para decidir a tramitação do mesmo, que poderá ir a plenário ou ser encerrada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Fonte: Redimob
Nenhum comentário:
Postar um comentário