Arquitetos cariocas sugeriram criação de uma "nuvem de vagalumes" para iluminar o Rio Suzhou
Um projeto brasileiro ficou entre as 10 melhores propostas do Concurso Re-thinking Shanghai 2012, competição de projetos para intervenções sustentáveis no rio Suzhou, na China. Os arquitetos Vinícius Philot, Fabiano Ravaglia e Gibran Duarte, do Rio de Janeiro, foram os únicos da América Latina a entrar na lista.
O arquiteto Fabiano Ravaglia diz que a primeira ideia do grupo foi iluminar o Rio Suzhou por meio de um composto que fizesse a água brilhar ao mesmo tempo em que limpava suas impurezas. "Acabamos descartando-a pela falta de argumentos que levassem o pensamento adiante", ele explica.
Foi então que surgiu a ideia da "nuvem de vagalumes". A proposta dos brasileiros é fornecer iluminação ao rio Suzhou com luzes artificiais que se movem e formam esta nuvem. O efeito, segundo o grupo, poderia ser alcançado utilizando a iluminação artificial tipo LED, programável e de diferentes cores.
As luzes seriam instaladas por todo o espaço de intervenção, como por exemplo, no piso, nas árvores ou em pontos fixos no rio. Além disso, o grupo também sugere a construção de estruturas fixas ao longo do rio, inspiradas na iluminação da praça Carpeaux, em Paris. A proposta dos brasileiros era de que a iluminação de LED também fosse instalada ao longo dos cabos que se conectam aos totens.
Os projetos do Re-thinking Shanghai estão em exposição na própria cidade. Depois, passarão por diversas universidades parceiras no mundo.
- Os projetos vencedores:
País: República Tcheca
Arquitetos: Jan Karasek, Ondrej Dusek, Lukas Makovsky e Jana Brankova
2º lugar
País: China
Arquitetos: Fok Chun Wing, Chan Chun Ho, Chen Yiping e Fung King Him Daniel
3º lugar
País: China
Arquitetos: Zhang Zhiyang e Liu Chunyao
Fonte: PINIweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário